segunda-feira, 17 de março de 2014

Segurança além dos sistemas

Sozinhos os sistemas de segurança funcionam?


Os sistemas de segurança da informação são compostos por, maquina, software e pessoas. Muitas vezes entendemos que agora tendo um ótimo firewall, um excelente antivírus e sistemas operacionais atualizados são suficientes para manter a companhia e seus dados seguros.
Acontece que os sistemas de segurança são gerenciados por pessoas e essas pessoas precisam ter um compromisso com a segurança da informação para que não somente os sistemas estejam e operação, mas que as regras e politicas estejam sendo tratadas corretamente.

A rede de supermercados Target nos EUA receberam múltiplos alertas de segurança na ultima Black Friday e não fizeram nada sobre isso.


A falha de segurança que levou ao roubo de 40 milhões de cartões de crédito do Target no ano passado não foi um resultado da falha de segurança. O sistema de segurança da empresa state-of-the-art detectou os ataques logo que eles começaram e enviaram seus alertas, mas nada foi feito até duas semanas depois que os investigadores federais emitiram um aviso.

De acordo com um novo relatório da Bloomberg Businessweek, a Rede de Supermercados Target começou a instalar software antimaware FireEye cerca de seis meses antes do ataque. E quando os hackers começaram a enviar seus códigos para o sistema do Target, os alarmes de alta criticidade com o mais urgente na escala do sistema FireEye foram acionados. A medida em que os hackers foram carregando diferente variantes do Malware, mais alertas foram emitidos que apontava para o Malware desconhecido.
Talvez a pior parte disso tudo é que o software de segurança FireEye possui um recurso interno que teria excluído automaticamente o Malware sem a intervenção humana. Esse recurso no entanto, foi supostamente desativado, o que é comum já que as equipes de segurança geralmente gostam de ter um ser humano responsável por essas decisões.

Além do mais o Target também contava com Symantec antivírus instalado e também detectou atividades suspeitas no mesmo período.

Então porque, o alvo passou a ignorar os alertas? A resposta é simples, mas não é totalmente clara, embora a publicação teoriza que talvez a equipe de segurança não confiava plenamente no novo sistema de alertas ou que talvez uma vaga de emprego tenha sido a causa, independentemente disso, no momento em que as autoridades derrubaram o sistema do varejista, o dando já havia sido causado.

Tradução do site - TECHSPOT (http://www.techspot.com/news/55988-target-received-multiple-security-alerts-when-black-friday-hack-started-but-did-nothing-about-it.html )

LANDesk® Host Intrusion Prevention (HIPS)

LANDesk Host Intrusion Prevention ajuda a impedir ataques maliciosos com bloqueio baseado em comportamento que impede que aplicativos sejam executados de maneira mal intencionadas direito em um sistema host individual.
  • Garantia adicional de que estará protegido contra ameaças do dia zero, mesmo antes das correções estarem disponíveis;
  • Aumento na eficiência, treinamento reduzido e sem custos adicionais de infraestrutura através de uma única console para um sistema de segurança completo;
  • Controle preciso sobre o que os usuários podem e não podem executar em seu ambiente corporativo;
  • Console integrada que permite configurar e configurar o controle de aplicativos