quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Ciberataque em pequenas e médias empresas


Segundo uma matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo em 2015, os ciberataques com foco financeiro para pequenas e médias empresas aumentaram no ano passado.


Em uma pesquisa realizada em 435 Industrias pela FIESP (Federação das Industrias do Estado de Paulo) dos ciberataques com foco financeiro ocorridos, 65,2% foram em pequenas empresas e 30,8% em grandes empresas. 
Esse crescimento ocorre por que para essas empresas ocorre uma migração ou expansão natural dos negócios em geral para o meio digital e com isso os pequenos ficam mais expostos. 
Muitos associados tiveram seus computadores fraudados com seus dados bloqueados, a liberação só era feita mediante o pagamento de aproximadamente R$ 5000,00. O então chamado "Sequestro de Dados"

Em uma empresaria do ramo alimentício foi atingida por um vírus ao entrar em site falso, enquanto fazia uma pesquisa de preço de produtos, descobriu logo em seguida que o vírus instalado em seu computador era capaz de capturar seus dados, inclusive suas senhas de acesso.  A pesquisa mostrou que 68,1 % das pequenas empresas não obrigam seus funcionários utilizarem uma politica de senha.

Em uma empresa do Rio de Janeiro descobriu uma invasão em seu sistema de fluxo de caixa por meio do acesso compartilhado entre funcionários e clientes da sua rede wi-fi.  Atualmente a compra de equipamentos como um roteador por exemplo é muito simples, mas utiliza-los com configurações no padrão de fabrica, aumentam muito sua vulnerabilidade.

Esses ataques poderão ser contidos com uma combinação entre soluções de segurança, que vão muito além de um antivírus e firewall, é necessário fechar brechas de segurança como por exemplo a atualização de software que é responsável por até 90% dos ataques.


A utilização de dispositivos pessoais é uma das características da democratização de TI, trazendo para a realidade o que chamamos de BYOD, porém a segurança neste componente vai muito além de controlar o dispositivo móvel. Politicas de senhas, backup, acesso, serviços de e-mail, DLP entre outros são necessários para atender essa demanda.


Os desafios atuais são grandes tanto para quem é grande, quando para quem é pequeno, por isso a LANDESK pioneira e líder no mercado global de soluções de gerenciamento oferece um conjunto de soluções voltadas a sua necessidade, proporcionando controle, produtividade e redução de custos.
Saiba mais em www.landesk.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário